Sempre tive curiosidade por medicinas alternativas e pela medicina chinesa em particular. Já tinha lido alguns artigos impressionantes, nomeadamente sobre os resultados em doentes com cancro e tinha inclusive experimentado acupunctura, mas foi a minha última experiência que se revelou uma verdadeira descoberta sobre esta medicina.
Enquanto jornalista de televisão a postura é muito importante no meu dia-a-dia, aliás é obrigatória, esteja num bom dia ou não, com ou sem dores. E quando se tem problemas de coluna e um filho para pegar ao colo todos os dias, os dias bons começam a ser escassos.
Conheci a Dra. Chen num desses dias difíceis. Lembro-me que fiz o programa com ela com muita dor e que no fim, depois de se aperceber das minhas dores, disse-me: “venha ter comigo ao Centro de Terapias Chinesas. Com umas agulhas tiro-lhe essa dor e com algumas sessões fica boa, para sempre”.
Confesso que achei a promessa exagerada, mas se pelo menos aliviasse a minha dor, que por esses dias era insuportável, já seria bom. Já tinha experimentado quase tudo, as dores aliviavam, mas depois de alguns dias voltavam.
Decidi então marcar uma consulta. Na primeira sessão vim embora sem qualquer dor. Logo na primeira sessão. E depois de algumas sinto-me outra pessoa. Deixei de ter dores. Pura e simplesmente. Algo que não acontecia há muitos anos.
E se antigamente quando a dor melhorava era apenas uma questão de tempo até voltar, agora isso não acontece, o que é uma melhoria significativa na minha qualidade de vida.
Mas a minha fantástica descoberta não se fica por aqui.
Numa das sessões, em conversa com a Dra. Chen desabafava sobre a minha noite, que não tinha sido de grande descanso por causa do meu filho de 9 meses. Confesso que ele nunca foi de péssimas noites e sei bem que não me posso queixar, ao contrário de muitos pais, mas de repente entrou numa fase em que não dormia, acordava imensas vezes a chorar e era difícil voltar a adormecer.
A Dra. aconselhou-me a levá-lo ao Centro de Terapias Chinesas. E aqui foi a minha segunda surpresa com a medicina chinesa. Apenas com o ensinamento de uma simples massagem o meu filho passou a dormir toda a noite sem acordar uma única vez, todas as noites.
Hoje já não passa sem a massagem depois do banho, que não nos ocupa nada na rotina diária porque é simples de fazer e dura apenas uns minutos. E ele gosta tanto que se encaracola e até fecha os olhos para disfrutar.
Depois disto passei a recomendar o Centro de Terapias Chinesas a todas as pessoas que conheço. A minha mãe, que sofre há algum tempo de dor ciática e teve uma menopausa algo complicada também já começou a fazer tratamentos e sente-se cada vez melhor. E o que passei a perceber é que a acupunctura e as terapias chinesas existem para tudo, do mais simples, como uma constipação, ao mais complexo.
É uma medicina, e por vezes esquecemos isso, com tratamentos à base de ervas e produtos naturais e sem dor. Na minha vida tem sido uma grande descoberta.