Após o outono, período da colheita, da recolha, vem o inverno, período de armazenamento. Este é um período em que toda a natureza está a economizar o máximo de energia possível, visto que na próxima estação é altura de “voltar à vida”, desabrochar e gastar muita energia no crescimento e reprodução. Muitos seres vivos hibernam nesta altura para não gastar energia e mantê-la no interior.
É muito importante esta ideia do armazenamento uma vez que, se não armazenarmos energia suficiente, não a teremos para gastar nas estações a seguir. Sendo que a própria natureza nos convida a ter um ritmo mais elevado na primavera e verão, vamos inevitavelmente gastar mais energia e, caso não a tenhamos, poderemos entrar em desequilíbrio e ficar doentes.
Como tal, no livro “Yang Sheng” a Dra. Chen apresenta-nos algumas regras a seguir para conseguirmos preservar ao máximo a nossa energia:
1. Deitar cedo e levantar só após o nascer do sol
•Idealmente, deveríamos jantar pouco depois do pôr do sol e ir dormir 3-4h depois de acabar a digestão. Em Portugal, isto significaria deitar por volta das 22h.
• Só nos deveríamos levantar após o nascer do Sol, aproveitando a energia Yang da natureza que está a subir nesta altura, evitando gastar o nosso Jing (essência).
2. Resguardar os nossos sentimentos, não é altura para grandes euforias
• Mais uma vez, a ideia é evitar gastar energia desnecessária. As emoções mais fortes, as euforias e excitações são de evitar nesta altura, sendopreferível procurar o resguardo, a serenidade, o ambiente familiar. Apesar de ser uma altura de grandes festividades como o Natal e Ano Novo, devemos ter atenção a este conselho e não nos excedermos nas celebrações.
3. Evitar o frio e humidade, procurar o calor para preservar a nossa energia
• Como esta é uma estação naturalmente Yin e abundante de frio, devemos evitar ao máximo que este entre no nosso corpo. Portugal é um país com muitas praias e, nos dias mais solarengos, é normal ver muita gente a
passear e a apanhar Sol. Devemos ter cuidado e não despir muita roupa, mantendo sempre uma camada de proteção. No caso das senhoras, é de evitar expôr a cintura ou as costas, mesmo que seja essa a moda.
O frio e humidade em excesso irão eventualmente causar problemas de dor, tensão muscular, má circulação, estagnação de Qi e sangue, frio nas extremidades e até problemas sexuais !
4. Ter atenção à roupa que usamos, deve proteger-nos e manter-nos aquecidos;
5. Devemos reduzir a quantidade de frutas e evitar as comidas frias
•As frutas e comidas frias fazem nos perder a vitalidade, uma vez que requerem muita energia para as digerir.
6. É a altura ideal para comer ensopados de carne
•O borrego ou cabrito são carnes de natureza mais quentes e ajudam a tonificar o Yang/Qi. O nabo é um acompanhante ideal nos estufados, uma vez que ajuda à digestão de comidas mais pesadas.
• O exercício físico deve ser moderado e devemos evitar suar para, mais uma vez, evitar gastar demasiada energia, poupando-nos ao máximo !
Aprenda mais no livro “Yang Sheng” da Dra. Wenqian Chen (diretora do CTC), disponível para compra na cliníca de Picoas e livrarias.
213161446 / 925402102 (WhatsApp)
Morada: Rua Martens Ferrão 30 loja 1050-160 Lisboa